segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

GELIT CICLO QUATRO


No GELIT Grupo de Estudo Literário da Universidade Federal da Bahia , Realisamos a leitura do livro O Ateneu de Raul Pompéia. Como todos nós sabemos esta é mais uma gigantesca obra da literatura Brasileira que interliga o homem ao seu passado ,ao meio em que vive e as mudanças ocorridas de acordo ao seu tempo. Dessa forma , o homem deixa sua familia e segue em busca da liberdade?

sábado, 25 de dezembro de 2010

A importância do Registro e Diário de cíclo na Formação Acadêmica do Professor .

O diário é uma forma de registro que estimula a imaginação e é fundamental penasr no ato de escrever sobre as experiencias vividas ,as duvidas,so dilemas enfrentado no nosso cotidiano e ainda sobre o processo pessoal de aprendizagem do professor . É uma tarefa complexa , pois exige que se possa torna-lo objeto de reflexão, e ao mesmo tempo documentar essa idéias por escrito. Portanto o registro é a parte fundamental que contrubui para o desenvolvimento ,e resalta os cuidados que devemos ter como educador no ensino fundamental das series iniciais.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Dia do professor

" Nunca deixe de sonhar por sentir medo ou vergonha,
faça de seus sonhos uma realidade e da realidade
Uma eterna felicidade . ''

A todos Professores . Parabéns!!!!!!!!!!!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Palestra Tertúlias Literárias e Dialógicas

A palestra do dia 18 de setembro com a orientadora da UFBA Rubia Margareth, permetiu uma reflexão sobre a experiência de vida no curso de pedagogia , que possibilitou iniciativa da leitura entre professor e cursista no processo da sua formaçaõ . Navegamos pela historia da leitura que se entrelaça com as história de cada um de nós e do nosso cotidiano ,temos que pensar na leitura como um processo pessoal e não somente social, podemos oportunizar e ampliar os espaços em que as pessoas se veem como leitores ,fazem sua opções , envolva-se na formação literária assim, constituir alguém que lê porque gosta e quer .

sábado, 18 de setembro de 2010

T O P A -Todos Pela Alfabetização


De 23 a 28 do mês de agosto teve em nosso Municipio a capacitação dos alfabetizadortes do Topa, pela FACE- Faculdade de Ciências educacionais . Foi muito interessante e enriquecedor para nossa formação , trabalhamos com a finalidade de ter a resposabilidade com os alunos da Eja , principalmente em combater o indice de analfabetismo e os preconceitos vivenciados por eles no seu cotidiano, como mostra o exemplo acima ,também refletimos sobre os metodos de Paulo Freire e sua pratica pedagogica por ele ter sido um defensor da EJA -Educação de jovens e Adultos

quarta-feira, 21 de julho de 2010

quarta-feira, 30 de junho de 2010

GEAC Pedagogia ao Longo da História

No dia doze ocorreu um debate sobre os principais pedagogos que contribuiram para a forma de ensino no nosso país não poderia deixar de fala de Paulo Freire por ser um dos defensor do ensino para os oprimidos e para os adultos .Tinha a visão de uma educaçaõ libertadora,o importante não é transmitir conteúdos específicos mas despertar uma nova forma de relação com a experiência vivida. Para isso ele formulou uma teoria do conhecimento que ficou universalmente conhecida como Método . Hoje seu pensamento político e pedagógico serviu para melhor entender os princípios que constituem a educação inclusiva diretamente relacionada à idéia do educando e educador, com o respeito ao ato educativo .

Alfabetização e Letramento

As crianças precisam aprender a pensar na prática da leitura e da escrita como ela acontece fora e dentro da escola. Então, o propósito educativo de ensino vai além da leitura e escrita, mas engloba toda uma sociedade tornando nosso aluno como cidadão da cultura escrita. Dessa forma, ler é atribuir sentido. O aluno é ouvinte e leitor. Portanto, a leitura deve esta a serviço da produção de sentido que seus leitores realizem para compreender o texto, seja ele escrito ou não.

GEAC Produção Acadêmica

O GEAC Produção Acadêmica apresentado pela professora Luiza Seixas,nos orientou sobre a importância dos trabalhos acadêmicos, da informação cientifica. Hoje, nas universidades produzimos conhecimentos científicos que é uma forma como se produz a metodologia que atende com rigor e investigações, depois cria- se a forma de socializações admitiu-se que todos os elementos virassem conhecimentos quando agregamos a valores, pois é um processo continuo de construção e avaliação da realidade vivenciada em nossa relação com o mundo.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Educação e etnicidade

Educação e Etnicidade Com Professor Emmanuel Simões nesse curso a formação étnica do povo brasileiro ficou claro, não somos todos iguais a exemplo dos índios cada um tem sua tribo, seus costumes , linguagem e ,hábitos e religiões diferentes os brancos e os negros também , assim foi formada a miscigenação do povo brasileiro ,sabemos que permanece ainda um grande preconceito em relação os negros do nosso país , deixamos isso claro quando as vezes deparamos com situações que despertar nosso senso crítico , tomamos uma posição de valores ou de justiça que adquirimos no meio social e por isso que as vezes somos preconceituosos e não percebemos o quanto estamos ferindo o outro seja por gestos palavras e até mesmo brincadeiras assim acendemos uma característica de moral transmitida por uma sociedade cheia de valores que tem a idéia que devemos ser todo iguais .

o jarro

O Filme “O Jarro” Ebranhim Foruzesh apresentado pela Professora Roseli de Sá orientadora da UFBA retrata uma acontecimento ocorrido em uma escola no deserto iraniano mostrando uma realidade de vida muito sofrida de pessoas de costumes diferente passam a envolve com o professor enfrentando problemas ,preconceitos , fofocas e ,desperdício devido um simples jarro que os alunos acabam quebrando e por ser o único reservatório de água acaba criando uma situação constrangedora na escola expondo alunos , pais , professor e a comunidade então o educador procura uma solução interfere ao ver os alunos desestimulados na escola pois o bem mais precioso era o jarro em meio as dificuldades ele busca dinamizar sua aula trazendo o lúdico na sua aula de artes e matemática assim ele planejar e renova a aula para que todos seja atendidos e assistido

quinta-feira, 13 de maio de 2010

(GELIT) CLARICE LISPECTOR EXISTENCIALISMO

Na Obra de Clarice Lispector Uma aprendizagem ou Livro dos Prazeres o existencialismo esta nos diferentes estilos de vida de duas pessoas que se entregam como amantes da alma em um mergulho constante do seu próprio conhecimento como objetos de reflexão assim não é uma entrega imediata de corpos mas de almas. Por ser um livro com uma história complexa nós leva cada vez mais a dispertar o gosta pela leitura .

sexta-feira, 7 de maio de 2010

ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA

Todos sabemos o valor que os números têm na vida sua importância como instrumento de aprendizagem escolar é importante que o educador esteja preoucupado em fazer algo diferente para que os alunos se interessem pela matemática ,tornando esse atividade mais acolhedora ,e dinâmica sabendo utilizar os conhecimentos que eles ja tem. A Oficina de jogos realizada pelo professor Narciso Soares ( Doutourado em educação FACED UFBA) deixa claro como devemos usar os jogos como forma de atividades propondo perguntas que ajudem os alunos a expressar ser raciocinio, corrigirem seus erros e ampliar seus conhecimento .

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Meu nome é Radio.

No Filme meu nome é Rádio o técnico James Kennedy deixa uma reflexão de como o professor deve ter um olhar amplo sendo a base de mudanças de uma sociedade , acabando com os preconceitos tendo a educação como exercicio da cidadania.

quarta-feira, 31 de março de 2010

Edifício Master

Documentário de Eduardo Coutinho baseado em depoimentos sobre a vida de moradore de um prédio , onde cada um fala de sua vida pessoal expondo seus sentimentos sem nenhum recentimento independente da maneira de vida que cada um vive, achei muito interessante entendi que cada um tem seus problemas e procura uma maneira melhor de viver a sua vida.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Formação Técnica de Agentes Comunitários de Saúde.

No dia vinte e seis do mês de janeiro de dois mil e dez, foi realizado a conclusão da quarta unidade do curso técnico em agentes comunitários de saúde, em nosso municipio foi apresentado pela equipe da USF - Unidade de saúde da Família um trabalho que me chamou atenção, não só como agente comunitária mas também como educadora, cada ACS fez uma pesquisa em sua comunidade, levando em considerações os saberes de cada um, o lugar que vivem, as relações sociais, os costumens e seus conhecimentos históricos, então apartir dai analisamos como devemos trabalhar em nossa area , desenvolvendo estrategias no serviços que venha visar melhor atendimento, organização da demanda, a investigação de casos e a orientação dessa comunidade , respeitando seus conceitos sociais , culturais , famíliar e outros.
Na educação não é assim , é muito dificil o professor conhecer a realidade de cada aluno e isso dificulta o trabalho do profissional, não seria melhor se as escolas pudessem fazem um diagnostico assim ?