quarta-feira, 30 de junho de 2010
GEAC Pedagogia ao Longo da História
No dia doze ocorreu um debate sobre os principais pedagogos que contribuiram para a forma de ensino no nosso país não poderia deixar de fala de Paulo Freire por ser um dos defensor do ensino para os oprimidos e para os adultos .Tinha a visão de uma educaçaõ libertadora,o importante não é transmitir conteúdos específicos mas despertar uma nova forma de relação com a experiência vivida. Para isso ele formulou uma teoria do conhecimento que ficou universalmente conhecida como Método . Hoje seu pensamento político e pedagógico serviu para melhor entender os princípios que constituem a educação inclusiva diretamente relacionada à idéia do educando e educador, com o respeito ao ato educativo .
Alfabetização e Letramento
As crianças precisam aprender a pensar na prática da leitura e da escrita como ela acontece fora e dentro da escola. Então, o propósito educativo de ensino vai além da leitura e escrita, mas engloba toda uma sociedade tornando nosso aluno como cidadão da cultura escrita. Dessa forma, ler é atribuir sentido. O aluno é ouvinte e leitor. Portanto, a leitura deve esta a serviço da produção de sentido que seus leitores realizem para compreender o texto, seja ele escrito ou não.
GEAC Produção Acadêmica
O GEAC Produção Acadêmica apresentado pela professora Luiza Seixas,nos orientou sobre a importância dos trabalhos acadêmicos, da informação cientifica. Hoje, nas universidades produzimos conhecimentos científicos que é uma forma como se produz a metodologia que atende com rigor e investigações, depois cria- se a forma de socializações admitiu-se que todos os elementos virassem conhecimentos quando agregamos a valores, pois é um processo continuo de construção e avaliação da realidade vivenciada em nossa relação com o mundo.
sexta-feira, 4 de junho de 2010
Educação e etnicidade
Educação e Etnicidade Com Professor Emmanuel Simões nesse curso a formação étnica do povo brasileiro ficou claro, não somos todos iguais a exemplo dos índios cada um tem sua tribo, seus costumes , linguagem e ,hábitos e religiões diferentes os brancos e os negros também , assim foi formada a miscigenação do povo brasileiro ,sabemos que permanece ainda um grande preconceito em relação os negros do nosso país , deixamos isso claro quando as vezes deparamos com situações que despertar nosso senso crítico , tomamos uma posição de valores ou de justiça que adquirimos no meio social e por isso que as vezes somos preconceituosos e não percebemos o quanto estamos ferindo o outro seja por gestos palavras e até mesmo brincadeiras assim acendemos uma característica de moral transmitida por uma sociedade cheia de valores que tem a idéia que devemos ser todo iguais .
o jarro
O Filme “O Jarro” Ebranhim Foruzesh apresentado pela Professora Roseli de Sá orientadora da UFBA retrata uma acontecimento ocorrido em uma escola no deserto iraniano mostrando uma realidade de vida muito sofrida de pessoas de costumes diferente passam a envolve com o professor enfrentando problemas ,preconceitos , fofocas e ,desperdício devido um simples jarro que os alunos acabam quebrando e por ser o único reservatório de água acaba criando uma situação constrangedora na escola expondo alunos , pais , professor e a comunidade então o educador procura uma solução interfere ao ver os alunos desestimulados na escola pois o bem mais precioso era o jarro em meio as dificuldades ele busca dinamizar sua aula trazendo o lúdico na sua aula de artes e matemática assim ele planejar e renova a aula para que todos seja atendidos e assistido
Assinar:
Postagens (Atom)